Cirurgia para aumentar o tamanho dos seios é a realização de um sonho para muitas mulheres, que obtêm uma autoestima bastante elevada
A mamoplastia de aumento está entre as cirurgias plásticas mais requisitadas do Brasil. O procedimento utiliza implantes de silicone para aumentar o volume e projeção dos seios, corrigir assimetrias e até pequenos focos de flacidez. Sem dúvidas, a mamoplastia de aumento melhora a imagem e a estética, mas também traz grandes benefícios para a confiança e autoestima feminina.
A seguir, conheça mais sobre esse procedimento e entenda os motivos que fazem a mamoplastia de aumento ser bastante procurada pelas mulheres.
Quero aumentar o tamanho dos meus seios!
Quem pode realizar o procedimento?
Muitas mulheres se sentem insatisfeitas com o tamanho ou formato de suas mamas por achar que elas não são proporcionais ao corpo. Além desses fatores, a mamoplastia de aumento também serve para corrigir a flacidez nos seios, provocada pelo envelhecimento, emagrecimento ou amamentação.
A cirurgia para colocação de silicone nos seios pode ser uma boa opção para mulheres saudáveis, maiores de 18 anos que já tiveram o desenvolvimento completo do corpo e estão incomodadas com o próprio corpo. É importante dizer que essa é uma decisão individual e deve ser motivada para atender aos desejos pessoais da mulher, nunca de terceiros.
Como escolher a prótese de silicone?
Escolher a prótese de silicone certa depende de alguns fatores que o cirurgião plástico avaliará para que o resultado seja o melhor possível. Alguns aspectos físicos pesam nessa decisão, como a altura, peso, qualidade da pele e medidas do tórax da paciente.
Sem dúvida, as vontades e expectativas da paciente são importantes e devem ser levadas em consideração pelo cirurgião, mas o ideal é que o tamanho das próteses de silicone seja proporcional ao corpo da mulher.
Para escolher, é preciso definir qual o tipo de perfil e formato desejados. Com relação aos perfis, temos:
- Perfil baixo ou moderado: possui a base mais larga e altura mais baixa. Esse tipo de prótese não projeta as mamas e proporciona um resultado mais natural, sendo indicado para mulheres com os ombros ou tórax largos;
- Perfil alto: a base é menor e mais alta, projetando bem os seios para a frente. Esse tipo de prótese é o mais solicitado, justamente por proporcionar o aspecto de seios empinados;
- Perfil anatômico: prótese indicada para pacientes que desejam apenas um aumento das mamas, sem projeção.
Com relação aos formatos, eles se dividem em:
- Anatômico ou gota;
- Redondo;
- Cônico.
Cuidados antes e depois da mamoplastia de aumento
Antes da mamoplastia de aumento, a paciente deve fazer alguns exames laboratoriais básicos que atestam suas condições de saúde, como:
- Mamografia;
- Coagulograma;
- Eletrocardiograma;
- Hemograma.
Outros cuidados necessários para o bom andamento da cirurgia e recuperação são evitar o consumo de álcool e cigarro um mês antes do procedimento e tomar os medicamentos prescritos pelo médico ou suspender outros, caso seja necessário.
O pós-operatório da mamoplastia de aumento costuma ser bem tranquilo, desde que a paciente tome os seguintes cuidados:
- Usar o sutiã cirúrgico durante o período de cicatrização;
- Não dirigir nas primeiras três semanas;
- Evitar movimentos bruscos com os braços durante 30 dias;
- Fazer sessões de drenagem linfática;
- Evitar dormir de lado no primeiro mês e de bruços pelo período recomendado pelo médico;
- Evitar a exposição ao sol.
Agende uma avaliação para realizar a mamoplastia de aumento!
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia de mamoplastia de aumento é considerada rápida, durando uma hora, em média, e sendo realizada com anestesia local com sedação ou geral. A prótese de silicone é colocada no local de incisão escolhido pelo médico, que pode ser na parte inferior da mama (a mais comum), na aréola ou nas axilas.
O silicone pode ser implantado na frente ou atrás do músculo, a depender das características físicas da paciente. Em seguida, o cirurgião fecha a incisão com pontos e cola cirúrgica.
Riscos e complicações da mamoplastia de aumento
Seguir todas as recomendações médicas é fundamental para minimizar possíveis complicações, mas os riscos existem quando se trata de cirurgia plástica. São eles:
- Sangramentos;
- Hematoma;
- Infecção;
- Problemas de cicatrização;
- Alterações de sensibilidade da mama ou do mamilo;
- Contratura capsular;
- Ruptura do implante;
- Enrugamento da pele sobre o implante.
Escolher um cirurgião plástico qualificado e experiente em procedimentos estéticos e corporais ajuda, e muito, a evitar possíveis complicações e a tratá-las da melhor maneira para o bem-estar do paciente.
Cicatriz da mamoplastia de aumento
Toda cirurgia deixa uma marca, mas a boa notícia é que, com o avanço das técnicas para realizar a mamoplastia de aumento, as cicatrizes estão cada vez mais imperceptíveis. Elas são bem discretas, e seu local vai depender de onde foi feita a incisão para a colocação das próteses, que pode ser abaixo da mama, na aréola ou na axila, como mencionado.
Essas cicatrizes são bem finas e pequenas, medindo 4 cm, no máximo. Uma boa recuperação pós-operatória influencia bastante no processo de cicatrização, por isso é importante manter os curativos limpos e secos e usar o sutiã cirúrgico pelo tempo recomendado pelo médico.
Como escolher um cirurgião plástico para realizar a mamoplastia de aumento?
A cirurgia plástica para aumento dos seios é a realização de um sonho para muitas mulheres, e a escolha do cirurgião é o primeiro passo para torná-lo realidade. Pesquise sobre a formação, cursos e especializações do médico, pois o conhecimento demonstra que o cirurgião é capacitado e qualificado para realizar o procedimento.
O Dr. Edgar Lopez tem ampla experiência em cirurgia plástica e possui diversas especializações em contorno corporal focadas em mamoplastia. Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e de várias outras entidades internacionais, possui todo o conhecimento necessário para prestar todo o suporte aos seus pacientes, desde o momento da primeira consulta pré-operatória.
Agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!
Fonte: