Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Lipoescultura
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Procedimento retira gordura localizada para realocá-la em partes do corpo que necessitam de melhor contorno e volume, como glúteos, seios, rosto e quadril

Os procedimentos estéticos estão em alta para aqueles que buscam ter um corpo mais harmonioso e definido, o que tem levado a uma crescente procura pela lipoescultura nos consultórios de cirurgia plástica. Essa técnica consiste na retirada de pequenas quantidades de gordura localizada em determinadas áreas corporais para colocá-la em outras partes do corpo.

O objetivo da cirurgia é proporcionar mais volume à área onde a gordura é aplicada e aprimorar o contorno corporal da região. Há muitas dúvidas em relação à lipoescultura, como: se ela é indicada para quem deseja emagrecer, em quais áreas do corpo pode ser feita ou, ainda, se tem alguma semelhança com a lipoaspiração. Neste conteúdo, você vai conhecer mais sobre esse procedimento estético. Acompanhe!

Quero retirar a gordura localizada e aprimorar o meu contorno corporal!

Quem pode realizar o procedimento?

Vale dizer que a lipoescultura é focada na perda da gordura localizada, como na lipoaspiração, e não no emagrecimento. O procedimento é indicado para pacientes que estejam ligeiramente acima do seu peso ideal, mas que não conseguem um melhor contorno corporal com alimentação adequada e exercícios físicos.

Pessoas obesas que desejam emagrecer ou portadoras de doenças autoimunes, hipertensão e diabetes sem controle também não são indicadas a realizar a cirurgia. Em nossa clínica, temos todo o suporte também para a perda de peso para pacientes que querem realizar uma cirurgia plástica, mas que estão acima do peso.

Cuidados antes e depois da lipoescultura

Primeiramente, o paciente precisa estar ciente dos resultados que pode obter com a lipoescultura em uma conversa para esclarecer todas as suas dúvidas com o cirurgião plástico. Na preparação para a cirurgia, é preciso fazer alguns exames solicitados pelo médico para atestar que o paciente está em boas condições de saúde.

Outros cuidados importantes são:

  • Informar ao médico todos os medicamentos e suplementos que toma com frequência ou de uso contínuo;
  • Parar de fumar um mês antes, para não prejudicar a cicatrização;
  • Evitar o consumo de álcool semanas antes da cirurgia;
  • Fazer jejum absoluto oito horas antes do procedimento ou conforme orientação médica;
  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em proteínas e fibras;
  • Utilizar suplementos para cicatrização e recuperação.

As primeiras 48 horas após a realização da lipoescultura são as que mais necessitam de cuidados especiais. Pode haver inchaço e dor nas regiões onde a gordura foi aspirada e inserida, em um primeiro momento, mas dentro de 30 dias o paciente já não terá mais restrições.

Até lá, é importante evitar esforço físico e permanecer com a cinta elástica durante o período recomendado pelo médico. Pequenas caminhadas para movimentar as pernas são recomendadas para evitar a formação de coágulos.

Uma dúvida muito comum dos pacientes no período de recuperação é se é preciso utilizar dreno para auxiliar na retirada de líquidos, como o seroma. Cada médico avalia a necessidade de uso do equipamento, mas o Dr. Edgar Lopez não utiliza dreno na cirurgia de lipoescultura por contar com um bom suporte pós-operatório.

Como é realizada a cirurgia?

A lipoescultura pode ser feita em várias regiões do corpo, desde que haja gordura localizada, mas as mais comuns para fazer a retirada são:

  • Abdômen;
  • Culote;
  • Papada;
  • Costas;
  • Coxas;
  • Braços;
  • Joelhos;
  • Flancos;

A gordura pode ser realocada em áreas em que o paciente deseja um melhor contorno e modelação, como glúteos, seios, rosto, quadril e coxas.

A cirurgia é feita com o uso de anestesia local ou peridural com sedação, dependendo da região do corpo. Primeiramente, o cirurgião faz a marcação na pele para indicar o local da retirada de gordura. Em seguida, aplica a anestesia e o soro fisiológico para evitar sangramentos e facilitar a saída da gordura para, então, inserir um tubo fino e realizar a aspiração da gordura debaixo da pele.

O próximo passo é tratar a gordura e separá-la do sangue para injetá-la na parte do corpo que deseja remodelar. Todo o procedimento dura por volta de três horas, mas pode variar de acordo com a quantidade de gordura aspirada e os locais de aplicação.

Agendar agora uma consulta para realizar a lipoescultura!

Riscos e complicações da lipoescultura

A lipoescultura é uma técnica segura e que evoluiu muito nos últimos anos. Mesmo assim, apresenta riscos como qualquer cirurgia plástica, sendo os mais comuns:

  • Formação de coágulos nas pernas, ocasionados por falta de movimentação;
  • Manchas na pele;
  • Necrose de pele por problemas de circulação;
  • Infecções;
  • Fibrose;
  • Seroma;
  • Embolia pulmonar gordurosa.

Após a cirurgia, é normal o paciente apresentar edemas e equimoses nas áreas operadas, mas eles desaparecem em até três semanas, prazo que pode variar dependendo da recuperação de cada indivíduo.

Resultados da lipoescultura

Logo após a cirurgia, ocorre inchaço e dor nos locais onde a gordura foi aspirada e injetada, por isso os primeiros resultados podem ser vistos depois de três semanas. O inchaço diminui gradativamente, de forma que os resultados definitivos podem ser observados entre quatro e seis meses após a realização da lipoescultura, isso porque ainda há absorção, pelo corpo, da gordura injetada.

Como escolher um cirurgião plástico para realizar a lipoescultura?

O primeiro ponto para escolher um cirurgião plástico é verificar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e de outras entidades, além de possuir cursos e especializações nas áreas de cirurgia estética e corporal. Procure também por referências de outros pacientes sobre o médico, sua experiência, a clínica e o atendimento prestado nos períodos pré e pós-operatórios.

O Dr. Edgar Lopez possui diversos certificados internacionais em cirurgia plástica e é membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), entre outras associações.

O paciente recebe toda a atenção e suporte antes e depois da cirurgia de lipoescultura. Nos primeiros dias, uma enfermeira é disponibilizada para dar toda a assistência ao paciente em sua casa e ajudar o acompanhante com os cuidados. Além disso, são indicados fisioterapeutas para a realização de sessões de drenagem.

Agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez para saber mais sobre a lipoescultura!

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)