Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quais são os tipos de mastopexia?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entender quais são os tipos de mastopexia e as indicações de cada um é um passo importante durante o planejamento da cirurgia plástica. Conheça as principais técnicas aqui.

Os diferentes tipos de mastopexia resultam em mais flexibilidade na realização da cirurgia plástica para entregar resultados mais alinhados às necessidades do caso e expectativas da paciente.

A mastopexia é a cirurgia plástica indicada para correção da ptose mamária, ou seja, a flacidez das mamas devido ao excesso de pele e que resulta em seios caídos.

Ao entender as possibilidades e tipos de mastopexia, a paciente pode conversar com o cirurgião plástico sobre seus desejos em relação ao tratamento e obter um resultado esteticamente mais satisfatório. Entenda mais a seguir.

Recupere a sua confiança com a mastopexia! Diga adeus à flacidez da mama.

Agende uma consulta

Tipos de mastopexia

Os tipos de mastopexia podem ser definidos como diferentes técnicas cirúrgicas e abordagens para que o tratamento possa ser personalizado às necessidades da paciente.

Conheça quais são os principais tipos de mastopexia e quais são as insatisfações estéticas que cada técnica cirúrgica atende.

Mastopexia periareolar

A mastopexia periareolar consiste na técnica cirúrgica na qual a incisão é realizada no contorno da aréola.

Essa opção é mais indicada para pacientes com ptose mamária leve e, além de bons resultados estéticos, garante uma cicatriz mais discreta.

Como pontos negativos, essa opção pode alterar a sensibilidade do mamilo e afetar a possibilidade futura de amamentação.

Mastopexia vertical

A mastopexia vertical, também chamada de pirulito, é uma técnica na qual a incisão cirúrgica é feita na circunferência da aréola e desce verticalmente até o sulco mamário.

A mastopexia vertical é um tipo de mastopexia indicada para pacientes com ptose mamária moderada ou severa, ou quando o procedimento é associado à mamoplastia redutora (com remoção de gordura e glândulas mamárias) ou à mamoplastia de aumento (com colocação de prótese de silicone).

A cicatriz fica um pouco mais aparente, mas ainda assim com um resultado esteticamente mais agradável à paciente.

Mastopexia em “âncora”

A mastopexia em âncora inclui uma incisão vertical da aréola até o sulco mamário onde a incisão se abre horizontalmente, sendo também chamada de T invertido.

Apesar de resultar em uma cicatriz mais aparente, esse tipo de incisão é necessário para casos de flacidez mamária severa e grande volume das mamas, pois viabiliza maior retirada de tecidos sobressalentes.

Esse tipo de mastopexia também é uma opção mais considerada pelo especialista quando a cirurgia é associada à colocação da prótese de silicone.

Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!

Agende uma consulta

Como decidir qual o tipo de mastopexia?

A decisão de qual tipo de mastopexia será realizado é feita no planejamento cirúrgico durante o pré-operatório. Para essa definição, são consideradas diferentes variáveis, como:

  • Grau de ptose mamária;
  • Volume mamário;
  • Estrutura corporal e torácica da paciente;
  • Quadro de saúde e histórico médico da paciente;
  • Associação à mamoplastia redutora ou de aumento;
  • Associação com outras cirurgias plásticas;
  • Expectativas da paciente.

Apesar de o desejo da paciente ser um componente na hora de decidir pelo tipo de mastopexia, apenas o cirurgião plástico poderá definir qual a técnica cirúrgica deve ser utilizada.

O especialista vai considerar aspectos como o resultado estético, segurança do procedimento e expectativas da paciente.

Ao ponderar essas diferentes variáveis no pré-operatório, é possível planejar uma intervenção cirúrgica que entregue resultados satisfatórios à paciente ao mesmo tempo em que garante uma execução mais segura e tranquila da cirurgia plástica.

Como encontrar um médico especialista?

Para um encaminhamento mais satisfatório da cirurgia plástica, é indispensável encontrar um médico especialista que seja qualificado e apto à condução desse tratamento.

O cirurgião plástico deve ter a formação necessária para realização dos diferentes tipos de mastopexia, bem como a experiência prática nesse tipo de cirurgia.

Em São Paulo, o Dr. Edgar Lopez é referência nacional e internacional na realização de cirurgias plásticas corporais, sendo reconhecido pelo domínio dos diferentes tipos de mastopexia.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Fonte:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica