Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Silicone no glúteo: tudo o que você precisa saber!
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O silicone no glúteo é uma intervenção estética com o propósito de aumentar e modelar o bumbum

A gluteoplastia é a técnica de implantação de silicone no glúteo que atende pacientes que desejam aumentar o volume do bumbum e ressaltar o contorno corporal. Quando executada da maneira adequada por um cirurgião plástico experiente, essa intervenção cirúrgica modela a região de forma natural e harmônica.

Por outro lado, o resultado do silicone no bumbum pode ficar evidente e artificial na movimentação do paciente se o profissional não fizer as escolhas de formato e volume de próteses que respeitem as características corporais ou não executar o método corretamente.

Agende uma consulta para saber mais sobre a prótese de glúteo.

Agende uma consulta

Como é feito o implante de silicone no glúteo?

A operação para colocar silicone no glúteo é realizada em centro cirúrgico, em ambiente hospitalar, com um tempo médio entre 2 e 4 horas sob anestesia peridural associada à sedação ou anestesia geral. A incisão é feita na prega glútea ou na área entre o sacro e o cóccix, com uma extensão entre 5 e 7 cm, abertura pela qual é inserida a prótese.

Após a introdução do silicone no glúteo, o cirurgião fecha os cortes com pontos internos, método que evita cicatrizes aparentes. A cinta modeladora é colocada logo em seguida e deve ser mantida pelo tempo orientado pelo médico, sendo retirada somente para tomar banho e fazer as necessidades fisiológicas.

Como saber qual o tamanho da prótese de silicone?

Existem dois modelos de próteses de silicone para os glúteos: redonda e oval. O formato redondo é parecido com a prótese de mamas e costuma ser recomendado para pacientes mais baixas e com bumbum mais estreito. O molde oval é indicado para pessoas mais altas e longilíneas, que possuem a região mais alongada.

Além de existirem formatos diferentes, as próteses também oferecem tamanhos variados. O volume deve ser escolhido considerando as necessidades de cada paciente, respeitando as especificidades do corpo para evitar resultados desarmônicos e insatisfatórios.

Como é o pré e pós-operatório do implante de silicone no glúteo?

O pré-operatório do implante de silicone no glúteo inclui as consultas com o cirurgião para alinhar as expectativas quanto ao resultado. Também é o momento de avaliar o formato do bumbum para selecionar, em conjunto, o modelo e o tamanho da prótese a ser utilizada em busca da simetria corporal.

Para a liberação cirúrgica, a paciente passa por exames de verificação da saúde geral, informa sobre doenças e alergias preexistentes, conta quais medicamentos e suplementos usa e qual é o peso atual. O médico instrui quanto à necessidade de alterar a dose ou interromper algum remédio baseado nesses dados.

Quanto ao pós-operatório da cirurgia de silicone no bumbum, o médico orienta em relação aos medicamentos para alívio de incômodos e também alguns cuidados que influenciam na recuperação e nos efeitos finais do procedimento. Algumas delas são:

  • Não dormir de barriga para cima e não se sentar por aproximadamente um mês;
  • Não praticar atividades de esforço por 30 dias;
  • Evitar ambientes quentes e a exposição solar;
  • Movimentar os membros inferiores, com cuidado, para ajudar a circulação e evitar trombose.

Agende uma avaliação com o Dr. Edgar Lopez.

Agende uma consulta

Quem pode fazer o silicone glúteo?

A prótese de glúteo é indicada para quem almeja aumentar o volume do bumbum e ressaltar o contorno da região. A paciente precisa estar dentro do peso ideal, uma vez que esse fator é importante para o resultado. Pessoas obesas, que estão excessivamente acima do peso, são vetadas por questões de saúde.

Se a paciente também for excessivamente magra, tiver pouco tecido ou pele na área do bumbum, o silicone no glúteo não é a melhor técnica para ela. Nesses casos, o enxerto de gordura oferece resultados mais satisfatórios e naturais, uma vez que essas pessoas possuem pouco tecido para disfarçar a prótese.

Por fim, o silicone no glúteo também não ajuda a levantar o bumbum caído após emagrecimentos expressivos. Nessa situação, é preciso combinar outros procedimentos para atingir as finalidades estéticas esperadas, como a técnica de remoção de excesso de pele, além da inserção de prótese.

Quando posso notar os resultados?

No geral, os procedimentos cirúrgicos levam tempo para apresentar o resultado definitivo, uma vez que é comum o inchaço e outros desconfortos durante a recuperação após a intervenção. Com o silicone no glúteo não é diferente. Alguns efeitos começam a ser perceptíveis após 15 dias da operação, conforme o inchaço diminui.

Porém, os efeitos são mais nítidos após dois meses da realização do procedimento. O resultado esperado, com aspecto natural e harmônico, aparece aproximadamente 6 meses depois. Lembrando que os cuidados no pós-operatório influenciam na aparência.

Quem tem silicone no glúteo pode praticar atividade física?

O primeiro mês após a cirurgia de implante de silicone no glúteo deve ser de repouso, evitando atividades de movimento e de esforço. O veto aos exercícios físicos não é permanente. Depois desse período e com a liberação médica, é permitido frequentar a academia e fazer normalmente a musculação.

Um cuidado que deve ser contínuo e não pode ser esquecido é que a paciente com silicone no glúteo não pode mais tomar injeção no bumbum para não causar perfurações que impactam na integridade da prótese. Sem contar que essa prática retém o medicamento no molde em vez de levá-lo ao organismo.

Entre em contato e agenda já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)