Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quando a mastopexia é indicada?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A mastopexia é indicada para atender demandas estéticas relacionadas à flacidez mamária. Entenda em quais casos essa cirurgia plástica é mais eficaz!

A mastopexia é indicada para mulheres insatisfeitas com a flacidez mamária e pode ser realizada por meio de diferentes técnicas cirúrgicas para um resultado mais adequado às expectativas da paciente.

Entender quando a mastopexia é indicada é um primeiro passo no processo de decisão pela cirurgia plástica e permite alinhar corretamente as expectativas desde o início. Entenda mais a seguir.

Recupere a sua confiança com a mastopexia! Diga adeus à flacidez da mama.

Agende uma consulta

O que é mastopexia?

A mastopexia é a cirurgia plástica das mamas indicada para correção da flacidez mamária, ou seja, o excesso de pele que causa o caimento indesejado dos seios.

Nessa cirurgia plástica, é feita a remoção da pele sobressalente e reposicionamento das mamas. Entretanto, o procedimento não inclui a remoção de glândulas mamárias e gordura, como ocorre na mamoplastia redutora.

Quando a mastopexia é indicada?

A mastopexia é indicada para diferentes situações relacionadas ao aumento da flacidez das mamas que causam comprometimento estético e podem afetar, inclusive, a autoestima e qualidade de vida das mulheres.

Entenda os diferentes casos associados à flacidez mamária e quando a mastopexia é indicada.

Após a gestação e amamentação

As mudanças hormonais durante a gestação já resultam no aumente do volume mamário desde o começo da gravidez, o que causa um leve estiramento da pele.

Após a gestação, quando as mamas voltam ao tamanho normal, esse excesso de pele já pode causar aumento da flacidez. Assim, nem sempre é preciso amamentar para observar caimento das mamas após a gravidez.

Entretanto, mulheres que amamentam têm chances ainda maiores de flacidez nas mamas, pois a produção e armazenamento do leite pelas glândulas mamárias intensificam esse processo de expansão e retração da pele.

Após perda significativa de peso

A mastopexia é indicada também para pessoas que passaram por uma perda significativa de peso, especialmente em casos de pacientes pós-bariátrica.

O ganho de peso e/ou obesidade leva ao estiramento da pele e quando ocorre a perda de peso a pele não retrai, pois perde sua elasticidade, tornando-se flácida e ficando caída, o que gera incômodos físicos e emocionais.

Esse excesso de pele pode inclusive estar associado a lesões cutâneas em algumas pessoas, motivando ainda mais a mastopexia como procedimento reparador.

Ao longo do processo de envelhecimento

O processo de envelhecimento resulta na redução na produção de proteínas como a elastina e o colágeno, o que causa a perda de elasticidade e viço da pele.

O resultado é uma pele com maior tendência à flacidez e caimento indesejado, não apenas nas mamas, mas podendo acometer ainda mais os seios devido à ação da gravidade. Quanto maior os seios, maior será esse caimento.

Assim, a mastopexia é indicada para mulheres que, devido ao processo natural de envelhecimento cutâneo, apresentam seios flácidos e caídos.

Geralmente, essa demanda surge entre os 40 e 50 anos, mas vai depender de outros fatores associados, como gravidez e amamentação prévias, perda de peso, tendência genética e até mesmo hábitos de vida, como prática de atividades físicas e alimentação.

Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!

Agende uma consulta

Como a cirurgia é realizada?

A mastopexia é uma cirurgia plástica de complexidade mediana, devendo ser realizada em ambiente hospitalar com infraestrutura completa.

Inicialmente, é feita a incisão cirúrgica que pode ser areolar ou no sulco mamário. O especialista faz então a remoção do excesso de pele, de acordo com o planejamento pré-cirúrgico.

Em seguida, a incisão é fechada e é colocado o sutiã pós-operatório que deverá ser usado por um período de até 90 dias, de acordo com as orientações da equipe, que também incluem:

  • Repouso;
  • Higienizar a incisão;
  • Não levantar os braços;
  • Não fazer atividades físicas;
  • Dormir de barriga para cima.

Portanto, a paciente precisará de cuidados pré e pós-operatórios para realização da mastopexia.

A mastopexia é indicada para diferentes demandas estéticas, mas em todos os casos é indispensável contar com um cirurgião plástico qualificado e experiente.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Fonte:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica