Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Lipoaspiração após gravidez: como funciona?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça quais são as particularidades, indicações e cuidados para realizar a lipoaspiração após gravidez garantindo assistência humanizada e especializada.

A lipoaspiração é a cirurgia plástica recomendada para remoção de depósitos de gordura localizada, como no abdômen, culotes, flancos, glúteos e até coxas. Por esse motivo, muitas mulheres almejam realizar a lipoaspiração após gravidez devido às mudanças estéticas decorrentes do período gestacional.

Planejar a lipoaspiração após gravidez é fundamental para que a mulher possa aproveitar a maternidade e cuidar de si mesma. Confira!

Como é o procedimento de lipoaspiração após a gravidez?

A lipoaspiração após gravidez não difere significativamente da cirurgia plástica em outros contextos de vida da paciente.

Apesar disso, é mais comum que os desconfortos estéticos da paciente se concentrem na região abdominal após a maternidade, de forma que o planejamento da lipoaspiração após gravidez costuma focar nesse tipo de demanda.

Atualmente, existem diversas técnicas de lipoaspiração, sendo importante que a paciente converse honestamente com o cirurgião plástico sobre expectativas e possibilidades do tratamento para definir a abordagem mais adequada.

Considerando isso, na técnica tradicional de lipoaspiração, o procedimento é realizado com anestesia geral e, na região utiliza-se uma solução tumescente (adrenalina + anestesia local). Essa solução ajuda no descolamento da gordura dos tecidos adjacentes com ajuda de movimentos vigorosos de vai-e-vem realizados pelo cirurgião com os instrumentos cirúrgicos. Em seguida, as células adiposas são aspiradas.

Para realização da lipoaspiração, são feitas pequenas incisões, de cerca de 1cm cada, para introdução das cânulas utilizadas para aplicação da solução tumescente, movimentos e aspiração da gordura.

Quanto tempo após a gravidez pode se fazer a cirurgia?

Um dos aspectos mais importantes no caso do planejamento da lipoaspiração após gravidez consiste em quando o procedimento pode ser realizado com segurança.

Os especialistas indicam que a paciente aguarde, em média, de seis a 12 meses após encerrar a amamentação para realizar qualquer tipo de cirurgia plástica. Esse período é importante para que o corpo da mulher esteja mais perto da estética desejada por ela, visto que qualquer cirurgia plástica apresenta limitações.

Também são se indica que o procedimento seja realizado com o bebê muito novo, pois a fase pós-operatória pode limitar a mobilidade da paciente e, certamente, vai interferir em suas atividades rotineiras por um período de pelo menos 15 a 30 dias.

Para resultados melhores com a lipoaspiração após gravidez é importante que a mulher mantenha um estilo de vida saudável, incluindo alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.

Cuidados pré e pós lipoaspiração

Os cuidados pré e pós-operatórios da lipoaspiração são os mesmos para mulheres que passaram por uma gestação recentemente. Eles incluem:

  • exames pré-operatórios completos;
  • liberação de médicos especialistas que acompanhem a paciente, como o ginecologista-obstetra e cardiologista;
  • planejamento cirúrgico.

Após a cirurgia, a mulher deve fazer repouso, usar a cinta pós-operatória, realizar sessões de drenagem linfática, não se expor ao sol e retomar as atividades progressivamente conforme sinta-se disposta e sem desconfortos físicos.

Com o planejamento adequado, a lipoaspiração após gravidez é uma opção para promoção do bem-estar e autoestima das mulheres.

Qual profissional realiza a lipoaspiração?

O encaminhamento adequado da lipoaspiração após gravidez depende diretamente do médico escolhido para o tratamento.

As consultas iniciais devem ser destinadas a conhecer as demandas da paciente e conferir seu estado geral de saúde. Por conta disso, é fundamental que se relate ao médico todo o histórico médico, expectativas e receios.

Nesse momento, por exemplo, o cirurgião plástico pode recomendar que a lipoaspiração seja associada à abdominoplastia, como em casos de excesso de flacidez abdominal ou diástase da parede reto-abdominal. Portanto, escolher um médico qualificado e com experiência é fundamental para um encaminhamento humanizado da lipoaspiração após gravidez.

Para a realização desse e demais procedimentos, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Referências:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica