Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Por que fazer a cirurgia de pálpebras?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda mais sobre a cirurgia de pálpebras, como quais são as recomendações e resultados esperados com essa que é a principal cirurgia plástica facial no Brasil

A cirurgia de pálpebras, também conhecida como blefaroplastia, é a terceira cirurgia plástica mais realizada no Brasil e a líder entre as cirurgias faciais, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

Esse status foi alcançado devido aos altos níveis de satisfação entre os pacientes que realizam o procedimento. A seguir, entenda mais sobre a cirurgia de pálpebras e os principais motivos para realizá-la.

Quero agendar uma consulta e marcar minha cirurgia de pálpebras

Agende uma consulta

Como é realizada a cirurgia de pálpebras?

A cirurgia de pálpebras deve ser realizada em ambiente hospitalar devidamente equipado. O procedimento pode ser feito com anestesia geral ou local com sedação. A duração varia de acordo com a complexidade da abordagem, variando, em média, de 60 a 150 minutos.

Após as marcações, o cirurgião plástico faz pequenas incisões nas pálpebras superiores e/ou inferiores. Geralmente, elas ficam nas linhas naturais de dobras da pele, como na linha dos cílios, contribuindo para uma cicatriz mais discreta.

De acordo com as especificidades do caso, o cirurgião remove o excesso de pele ou gordura, o que ameniza a flacidez e bolsas de gordura, e faz a ressecção da musculatura para melhorar a capacidade de sustentação dos tecidos.

Por fim, as incisões são fechadas com suturas e, ainda no centro cirúrgico, são colocados curativos para proteger o local operado. Em geral, os pacientes recebem alta hospitalar no mesmo dia ou dentro de 24 horas.

Quais são os benefícios da cirurgia de pálpebras?

A cirurgia de pálpebras tem vários benefícios que explicam a alta procura pelo procedimento. Ela pode ser realizada tanto com objetivos estéticos, quanto funcionais.

Estética

A estética dos olhos é essencial na aparência da face, de forma que a blefaroplastia pode ser recomendada para amenizar sinais incômodos, como rugas, flacidez cutânea, bolsas de gordura e inchaço. No procedimento, também podem ser retirados os xantelasmas, bolinhas de gordura que se formam na região.

O resultado é uma aparência mais jovial, uma das principais demandas entre pacientes que realizam a cirurgia de pálpebras e outros tipos de cirurgias plásticas faciais.

Funcional

Além dos resultados estéticos, a blefaroplastia também é recomendada por corrigir demandas funcionais do paciente, como a correção da ptose palpebral, que consiste na fraqueza da musculatura da região com pálpebra caída.

A cirurgia também é recomendada para tratamento da pseudoptose palpebral que é quando é a flacidez que compromete não só a estética, mas também a visão. Assim, a cirurgia de pálpebras ajuda a melhorar a visão e aliviar o desconforto causado pelo excesso de pele.

Agende agora sua blefaroplastia com o Dr. Edgar Lopez

Agende uma consulta

Quais cuidados tomar antes e depois da cirurgia?

Como qualquer cirurgia plástica, a blefaroplastia também demanda cuidados pré e pós-operatórios para maior segurança e resultados mais satisfatórios. Entre as indicações de cuidados antes e depois da blefaroplastia incluem-se:

  • Avaliação do cirurgião plástico para definir se a cirurgia de pálpebra é a melhor opção de tratamento;
  • Realização dos exames pré-operatórios;
  • Planejamento pré-cirúrgico;
  • Revisar medicações que faz uso junto com a equipe médica.

Já no período posterior à cirurgia de pálpebras, as orientações garantem uma recuperação mais adequada. Elas incluem:

  • Repouso de, em média, uma semana;
  • Não dirigir por 15 dias ou enquanto sentir alterações na visão;
  • Não se expor ao sol e sempre usar óculos de sol ao sair;
  • Fazer a higienização e curativos da região operada;
  • Tomar apenas a medicação prescrita pela equipe médica;
  • Não fazer atividades que exigem esforço físico ou com riscos de impacto na região nos primeiros 30 dias.

Apesar de as recomendações médicas contribuírem na recuperação pós-operatória, cada paciente deve observar-se individualmente e retomar as atividades conforme sinta-se mais disposto de acordo com o tipo de esforço demandado em cada prática.

Existem riscos associados à blefaroplastia?

Como toda cirurgia plástica, a blefaroplastia também apresenta riscos associados. Eles incluem:

  • Formação de edema e hematomas;
  • Dormência e ou alteração da sensibilidade;
  • Secura nos olhos e alteração temporária da visão;
  • Má cicatrização ou cicatrizes inestéticas.

Apesar de riscos mais graves não poderem ser descartados, como necrose de tecidos, perda de visão e trombose, eles são raros e ainda menos comuns quando o tratamento é realizado com um cirurgião plástico qualificado.

Para saber mais sobre a cirurgia de pálpebras, entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Agende uma consulta

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética